O registro através do MusicasRegistradas.com é totalmente feito online, através do envio de um MP3 com a sua música, sem partitura. Não é necessária qualidade de estúdio ou arranjo com vários instrumentos e você é quem define se suas músicas ficarão ou não disponíveis para audição. Basta se inscrever (gratuitamente), entrar com seu e-mail e senha cadastrados e adquirir créditos. Cada crédito permite o Registro Autoral de uma música. O custo é de apenas * por música.

Se cadastre no site, clicando em Cadastre-se (gratuito) . Preencha as informações, leia as Regras de Uso, clique em “Eu aceito estas Regras de Utilização” e em “Enviar Informações”. Certifique-se que seu provedor e programa de e-mails permitem a recepção de mensagens (inclusive contendo imagens e anexos) dos domínios “musicasregistradas.com” e “copyrightedsongs.com”.

Agora, fora de nossa página, abra a caixa de entrada de e-mails da sua conta que você mencionou no cadastro, Ex: “seunome@gmail.com”. Em no máximo uma hora você terá recebido uma mensagem de nosso site, que contém um link (ou o endereço) onde você deve clicar para confirmar sua inscrição.

Você será direcionado novamente para nosso site, onde agora você irá definir a sua senha de acesso. Após fazer isso, você já estará logado em nosso site, e poderá retornar sempre que quiser. Basta usar seu login, que é seu endereço de e-mail, e a senha que você criou.

Cada crédito equivale ao envio de uma obra, portanto se seu saldo for zero é preciso adquirir ao menos um crédito. Para comprar créditos, em sua Área do Compositor clique no botão “Iniciar compra” e siga as instruções. As formas de pagamento disponíveis são: Cartão de crédito ou boleto bancário. Depois de aprovado o pagamento por cartão de credito ou boleto, os créditos são adicionados automaticamente em alguns instantes. Para pagamento por boleto, o prazo para que seus créditos sejam adicionados é de até três dias úteis após feito o pagamento.

Estando logado em nosso site, no menu que aparecerá à direita, você verá “Registrar Música” destacado em azul. Clicando neste botão aparecerá uma tela onde você irá selecionar o arquivo MP3 que contém sua composição a ser registrada, e irá preencher todas as informações referentes a esta obra. Confira atentamente se o arquivo e todas as informações estão certas, pois após o envio você não poderá mais fazer alterações. Caso seja preciso corrigir seu registro autoral você deverá proceder com a averbação, conforme descrito em "Perguntas Frequentes".

Após o preenchimento, leia e clique em “Eu concordo com os Termos e Condições Gerais deste site” e em “Enviar (Você tem ‘x’ Créditos)”. Se você tiver preenchido corretamente, aparecerá uma tela pedindo que você aguarde o envio do arquivo. Seja paciente, pois dependendo da sua conexão e do tamanho do arquivo, esta operação pode demorar de um a vários minutos.

Após enviado o arquivo, você será automaticamente redirecionado para sua “Área do Compositor”. Note que a este ponto você já poderá visualizar sua música em nosso site (apenas você poderá vê-la por enquanto), e deve ter havido a dedução de um crédito. Caso não tenha havido a dedução de um crédito e você não possa visualizar sua música na sua “Área do Compositor”, certamente houve problema no envio, e o processo deverá ser repetido a partir do item “5”. Se receber a mensagem “Erro gravando o arquivo” ou “Arquivo inválido”, consulte a solução para este problema em nosso site, na seção “Perguntas Frequentes”.

Dentro de apenas dois dias úteis, você deverá receber um e-mail contendo o seu registro anexado, em duas versões: P7S, com assinatura digital ICP-Basil, e PDF com certificação internacional. Estes documentos eletrônico (arquivos PDF e P7S), ao lado do arquivo MP3 que você enviou no momento do seu registro, são a sua prova de autoria. Basta guardá-los inalterados e com segurança, e apresentá-los (copiados em um CD-ROM, por exemplo). Seu Certificado de Registro Autoral também ficará disponível para ser baixado por você em sua “Área do Compositor” em nosso site.